Mapa da Fé
Marcos Históricos e Lugares de Memória da Guerra do Contestado
No espaço geográfico que corresponde, hoje, ao mapa no qual ocorreu a Guerra do Contestado, encontramos inúmeros locais que remetem à memória e à história daquele evento. Tanto marcos históricos materiais, quanto lugares de memória, materiais e imateriais, abundam na região. São capelas, águas santas, grutas, placas, cemitérios, locais de cremação, cruzes, sítios arqueológicos, estações ferroviárias, lembranças e relatos orais, entre inúmeras outras marcas, que relembram e evocam continuamente aquele grande conflito e tantas vidas por ele influenciadas.
Associações culturais
Por muito tempo, a Guerra do Contestado foi um assunto tratado como tabu por grande parte dos remanescentes, fossem sobreviventes ou familiares de combatentes mortos. O trauma gerado pelo conflito, marcado por tanto sofrimento, fome, doenças e execuções, fez com que o assunto se tornasse “maldito”. Além disso, as elites atuavam na tentativa de apagamento das memórias dos combatentes, ao tratar de forma preconceituosa e deturpada a ação dos rebeldes, estigmatizando-os como bandidos, ignorantes, selvagens, fanáticos. Contudo, há algumas décadas, a história do Contestado passou a ser resgatada por algumas associações culturais, que buscavam revisitar as memórias e reconstruir a identidade regional. Ressalte-se o trabalho pioneiro de Vicente Telles, junto ao sítio histórico do Irani e que muito influenciou as iniciativas posteriores. Mais recentemente, temos ações da Associação Cultural Coração do Contestado (Lebon Régis); a Associação Cultural Cabocla Filhos do Contestado; o Fórum Regional em Defesa da Civilização e da Cultura Cabocla do Contestado; o Grupo Cultural Renascença Cabocla, entre outras organizações.
Patrimônios do monge
Muitos dos lugares de memória da região estão associados à figura do Monge João Maria. A devoção ao Monge garantiu a preservação de inúmeras grutas, fontes d’água, capelas, lapas, parques, fotografias, imagens, orações e lendas sobre esse personagem, cuja tradição reúne em uma só figura santa dois diferentes personagens históricos. A fé em São João Maria vai muito além da região do Contestado, expandindo-se por todo o sul do Brasil, parte do sudeste e além. Contudo, é marcante a concentração de tais patrimônios em regiões associadas à história da Guerra.