Curso de extensão Rede de Educadoras(es) Caboclas(os)
Aprendizagens da Rede Cabocla de Educadores no Contestado
Objetivo
Capacitar educadores com relação ao ensino interdisciplinar, formal e não-formal para educação básica sobre diferentes aspectos do Contestado.
O curso
O curso está organizado em 14 horas de atividades remotas síncronas e 16 horas assíncronas, acessadas por meio da plataforma moodle da UDESC. Foram propostos 5 blocos, sendo 10 horas para o Movimento do Contestado e 20 horas para as Práticas Pedagógicas, que estão divididas em 5 horas sobre Educação para Crianças, 5 horas sobre Educação Artística e Patrimonial, 5 horas sobre Educação Ambiental e Tecnológica e 5 horas sobre Movimentos Sociais. Em cada uma das diferentes áreas, foram convidados educadores com notório trabalho pedagógico sobre o Contestado, os quais produziram videoaulas detalhando as suas Práticas Pedagógicas. Cada bloco tem destinada uma carga horária para os participantes assistirem às videoaulas e realizarem a atividade de acompanhamento na plataforma, bem como, participarem da mesa de debate realizada de forma remota síncrona. São contabilizados ainda 10 horas do encontro presencial que ocorrerá no dia 10 de agosto de 2024 no Centro de Formação João Paulo II no município de Caçador. Para o encontro presencial serão disponibilizadas gratuitamente refeições e algumas linhas de transporte ida e volta para os municípios da região do Contestado, a depender do número de participantes em cada município.
Curso de extensão certificado com carga horária total de 40 h por meio do projeto Estação Contestado da FAED-UDESC
Quem pode se inscrever?
Professores(as), estudantes e apaixonados(as) por História, tanto em Santa Catarina quanto em outras regiões do país, com destaque para quem trabalha com educação no campo, com história de movimentos de rebeldias populares, de luta pela terra, interessados em movimentos de contestação às estruturas oligárquicas e também em movimentos que atuam com as relações do sagrado e da política.
Realização
Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia; Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular (APAFEC); Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC); Estação Contestado; Laboratório de Imagem e Som; Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).
Apoiadores
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC); Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Caçador; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Matakiterani Associação Cultural; Observatório da Região e da Guerra do Contestado, Cáritas Diocesana de Caçador; Associação Hayashi-há Vital Fraiburgo de Karatê-dô; Associação Taquara Verde de União Social (ATAVUS); Movimento em prol da criação da Universidade Federal do Contestado; Fórum regional em defesa da civilização e da cultura cabocla.
Inscrições até dia 1º de abril!
Veja a programação completa do curso: