Skip to main content

Sobre o GIMC

O Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado é um grupo de pesquisa criado no ano de 2011 e certificado pelo CNPq. Desde então vem se reunindo regularmente para investigar e fomentar novas pesquisas sobre o conflito em âmbito nacional.

Conheça o Grupo

O grupo tem como finalidade a reunião de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em História e áreas afins – de diferentes Instituições de Ensino Superior – que se dedicam à investigação sobre a sociedade, a economia e a cultura das populações do planalto meridional brasileiro envolvidas direta ou indiretamente no movimento do Contestado. O grupo de pesquisa se apresenta como espaço de interlocução na área da pesquisa acadêmica, além da promoção de eventos e publicações que possam atingir um público maior, nos âmbitos regional, nacional e internacional.

Objetivo

Fundado em 2011, o GIMC tem como objetivo fomentar pesquisas científicas sobre o movimento do Contestado; atuar na luta e preservação do direito à justa memória e ao compromisso ético e político com a luta dos rebeldes do Contestado; ressaltar a importância social e política da tradição e da cultura religiosa em torno da crença no monge João Maria, tanto no passado, quanto na atualidade; nacionalizar e popularizar a história do Contestado dentro e fora da academia, atuar junto aos remanescentes do Contestado por políticas de reparação e justiça. 

Conheça a nossa equipe

A equipe do grupo de pesquisa integra dezenas de profissionais acadêmicos(as), situados em diferentes Estados do País. A coordenação ocorre de forma colegiada e tem como representantes os professores/as abaixo.

Membros coordenação

Pesquisador

Rogério Rosa Rodrigues

Rogério Rosa Rodrigues é doutor em história pela UFRJ desde 2008. Ingressou no corpo docente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2011 e hoje é professor associado na mesma instituição, sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado em Ensino de História (Profhistória). Entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2018 fez estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlin (Lateinamerika-Institut – Freie Univesität Berlin). Atuou na direção editorial da Revista Tempo e Argumento e como coordenador do Laboratório de Imagem e Som (LIS). Atuou na coordenação do Programa de Pós-Graduação em História, primeiro como vice-coordenador (2019 e 2021) e depois como coordenador (2021-2023). Foi presidente da Associação Nacional de História, Seção Santa Catarina (2018-2020). Tem se destacado na publicação sobre as relações entre História do Tempo Presente e História Pública. Sua tese de doutorado analisou as articulações entre a atuação do exército brasileiro e a conjuntura política nacional. Suas pesquisas recentes estão concentradas na análise e produção de material paradidático sobre a Guerra do Contestado, em especial produtos audiovisuais, e nos usos políticos da história e nas disputas de memória sobre o conflito no presente, com destaque para os aspectos da cultura material que remetem à conexão da Santa Irmandade de São José Maria e São João Maria com religiões de matriz africana e indígena.
Contato: rogerio.rodrigues@udesc.br
Link para lattes: http://lattes.cnpq.br/1738939950525949
Pesquisador

Paulo Pinheiro Machado

Paulo Pinheiro Machado é Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina. É graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universitat Autonoma de Barcelona. Leciona no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Foi professor de ensino fundamental na zona norte de Porto Alegre e no Município de Viamão. Foi professor universitário em Lajeado e Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase no período do Império e primeiras décadas da República, atuando na área de História Social do Campesinato, principalmente em pesquisas sobre colonização, terras, fronteira agrícola, fronteiras internacionais, Revolução Federalista e movimentos sociais rurais, como Canudinho de Lages (1897) e a Guerra Sertaneja do Contestado (1912-1916). É autor dos livros A Política de Colonização do Império (Ed. UFRGS, 1999) e Lideranças do Contestado (Ed. UNICAMP, 2004) entre outras obras. Mais recentemente tem se dedicado à pesquisa dos problemas agrários na região do Contestado. É líder do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado e integrante do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura da UFSC. Integra o INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia PROPRIETAS, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br).É bolsista de produtividade de pesquisa II do CNPQ.
Contato: paulo.pinheiro.machado@ufsc.br
Pesquisadora

Márcia Espig

Márcia Janete Espig realizou sua formação em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo nela concluído seu doutorado em 2008. Sua dissertação de mestrado estudou a presença da gesta carolíngia no movimento do Contestado, estabelecendo relações com o imaginário local. Posteriormente, sua tese de doutorado teve como foco os turmeiros que construíram a Linha Sul da Estrada de Ferro São Paulo - Rio Grande e suas relações com a Guerra do Contestado. Atuou como professora em universidades privadas, tendo ingressado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 2009, através de concurso público na área de Teoria e Acervos. Nessa Universidade desempenha atualmente a função de professora associada no Departamento de História, sendo ainda professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História. Ocupou o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel entre os anos de 2011 e 2013. Presentemente está ligada ao Laboratório de Ensino de História e ao Núcleo de Documentação Histórica da UFPel. Ao longo de sua carreira, realizou diferentes projetos relacionados ao Movimento do Contestado, que resultaram em publicações de artigos, livros ou apresentações orais. Entre 2018 e 2019, realizou estágio pós doutoral junto a Universidade Federal de Santa Catarina. É Editora-Chefe da Revista Discente Ofícios de Clio, criada em 2014 a partir de projeto que construiu e mantém com a colaboração de estudantes das graduações e pós graduação em História da UFPel. Seus interesses e pesquisas mais recentes abordam a relação de comunidades com a história do Contestado, notadamente a vila de Rio das Antas, bem como a questão de terras e imigração relacionada às áreas lindeiras da ferrovia São Paulo – Rio Grande. Interessa-se ainda pela religiosidade no movimento, em específico pela formação da Santa Religião do Contestado, bem como pelos acervos históricos existentes sobre a temática. Preocupa-se ainda com o ensino de história do Contestado.
Contato: marcia.espig70@gmail.com
Link para currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/4254021430397611
Pesquisador

Delmir José Valentini

Delmir José Valentini é professor associado na Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestre e Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC RS. Defendeu em 1997 a Dissertação “Da Cidade Santa à Corte Celeste: Memórias de Sertanejos e a Guerra do Contestado” partindo de estudos, pesquisas e narrativas de remanescentes e descendentes de antigos moradores da Região do Contestado que haviam participado ou descendiam diretamente de personagens envolvidos com a Guerra do Contestado, publicada em livro numa primeira edição ano de 1998. Na continuidade das pesquisas defendeu a Tese no ano de 2009, mais tarde publicada em livro com o título “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”. Atuou como professor de Ensino Fundamental e Médio entre 1988 e 2010 em escolas particulares e nas Secretarias de Educação do Estado e de Municípios do interior de Santa Catarina. Desenvolveu pesquisa, extensão e também atuou como Professor de Ensino Superior na Universidade do Contestado entre 1992 e 2010, tendo participado do Projeto de criação e também Coordenado o Curso Superior de História, lecionando o Componente Curricular de História do Contestado em diversos cursos de Graduação da Universidade do Contestado (Campi de Caçador, Concórdia e Curitibanos). Em 2010, através de Concurso Público, ingressou na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Chapecó, onde Coordenou o Curso de História (2010-2012), Participou na elaboração e aprovação do APCN para criação do Mestrado em História e também Coordenou o PPGH – Mestrado em História (2016-2018). Atua em projetos de extensão e pesquisa relacionados aos Movimentos Sociais na Fronteira Sul e também como professor em Cursos de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal da Fronteira Sul.
Contato: valentini@uffs.edu.br
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6989545814629172
Pesquisador

Alexandre Assis Tomporoski

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de Desenvolvimento Regional, Patrimônio Agrário, História do Contestado, História Social e Patrimônio Cultural. É professor permanente do Mestrado/Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNC) e Editor Chefe da Revista Desenvolvimento Regional em debate (DRd). Coordena o Núcleo de Pesquisa em História da Universidade do Contestado (NUPHIS/UNC), certificado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. É membro do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado (GIMC). Atuou como professor visitante na Universdad Castilla-La Mancha, em Ciudad Real, Espanha (2017, 2018), onde também desenvolveu projeto de pesquisa de estágio pós-doutoral. No ano de 2021 executou projeto de pesquisa a respeito do patrimônio agrário junto à Universidade de Granada, com financiamento da Fundación Carolina, da Espanha. Foi Diretor do Campus Canoinhas/SC da Universidade do Contestado (2022) e desde o ano de 2019 é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da mesma instituição.
Contato: alexandre@unc.br
Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5928237651810241

Pesquisadores

Nome Instituição de atuação Titulação
Alessandra Gasparotto UFPel Doutora
Alexandre Assis Tomporoski UnC – Canoinhas Doutor
Alexandre de Oliveira Karsburg História Pública Consult. Doutor
Ana Christina Vanali Faculdades das Indústrias PR Doutora
Caroline Tecchio Núcleo Reg. Educ. Guarapuava Doutora
Cristina Dallanora UFFS – Erechim Doutora
Delmir José Valentini UFFS – Chapecó Doutor
Diego Gudas UnC – Canoinhas Mestre
Evelyn Bueno Vicente de Lima UnC  – Canoinhas Mestre
Flávia Paula Darossi UFSC  Doutora
Flávio Braune Wiik UEL Doutor
Gerson Witte IFSC – Chapecó Mestre
Jaisson Teixeira Lino UFFS – Chapecó Doutor
José Carlos Radin UFFS – Chapecó Doutor
Márcia Janete Espig UFPel Doutora
Paulo Pinheiro Machado UFSC Doutor
Rogério Rosa Rodrigues UDESC Doutor
Rui Bragado Sousa UEM Doutor
Victor de Leonardo Figols UDESC Pós-Doutorado
Viviani Poyer UFSC Doutora

Estudantes

  • André Vinício Bialeski Vieira, Fiocruz/RJ Mestrando
  • Cainã Paulino de Oliveira, UFFS, Mestrando
  • Carla do Nascimento UDESC, graduanda
  • Diovanna Trein UDESC, graduanda
  • Douglas Henrique Pereira, UFFS, Mestrando
  • Emily Ethel UDESC, graduanda
  • Felipe Nunes Nobre, UFPel, Mestrando
  • Felipe Silveira Veber, UFPel, Graduando
  • Gabriel Carvalho Kunrath, UFSC, Doutorando
  • Gabriel Goulart Barboza, UFSC, Doutorando
  • Géssica Pinto Rodrigues, UFFS, Mestranda
  • Hélio Muxfeld Neto, UDESC, graduando
  • Janaína Neves Maciel, UFSC, Doutoranda
  • Jordan Brasil dos Santos, UFPel, Doutorando
  • Joseane Suelen Kamin, UFFS, Mestranda
  • José Eduardo Lovatel Matias, UFPel, Graduando
  • João Felipe Alves de Morais, UFSC, Mestrando
  • João Ioshio UDESC, graduando
  • João Pedro Canez da Silveira, ufpel, Graduando
  • João Vitor Sores Leal, UDESC, graduanda
  • Leandro Antônio Batista, UDESC, graduando
  • Monike França Ibanhez UDESC, graduanda
  • Precila Kátia Moreira, UFFS, Mestranda
  • Rafael Guindani Hunttmann, UFFS, Mestrando
  • Sara Borin de Souza UDESC, graduanda